Produtos

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Risoto vegetariano


Uma receita bem fácil e nutritiva. Não sou a favor de utilizar muita proteína de soja, mas às vezes ela é bem-vinda.
Peguei mais ou menos 1 xícara de iscas de proteína de soja crua (sem hidratar) e refoguei com uma cebola picada, um pouco de óleo, cominho em pó e shoyu. Após acrescentei cenoura picada, abóbora de pescoço picada, 2 xícaras de arroz aproximadamente e um pouco de repolho picado bem fininho. Fui colocando água quente para cozinhar. Acertei o sal e no final coloquei temperinhos picados (salsa e cebolinha).
Você pode utilizar os vegetais que quiser, que também vai ficar bom. Esta idéia de refogar a proteína de soja crua sem hidratar dá um sabor diferente. Experimente!

Bolo vegano de Chocolate


Dos bolos veganos que já fiz, é um dos meus preferidos. Fica fofinho, leve....
Ingredientes:
1 e 1/2 xícara de água
1 colher (sopa) essência de baunilha (orgânica, de preferência)
1/2 xícara de óleo
1 colher (chá) de lecitina de soja
4 ou 5 folhas de hortelã picadinha
1/2 colher (chá) de sal
2 xícaras de açúcar (usei o demerara)
2 xícaras de farinha de trigo (usei metade branca e metade integral)
1/2 xícara de cacau em pó
1 e 1/2 colher (sopa) fermento em pó

Fui colocando tudo em uma bacia e misturando bem com um batedor de claras para homogeneizar melhor. Aí é só assar. Depois de assado e frio, tirei da forma e polvilhei açúcar de confeiteiro com uma peneirinha por cima. Ficou tão bom que em menos de 24 horas acabou o bolo, hehehe!!!
Retirei a receita do livro Sabores Vegetarianos, de Ellen Vitorino, e deu uma pequena adaptada com a hortelã (no livro sugeria usar a desidratada, mas como tenho muita hortelã fresca na horta, resolvi usar o que tinha e ficou maravilhoso).

Alfarrobeira em Gramado


Fiquei impressionada. Ontem caminhando pela Rua F. G. Bier, encontrei uma vagem de alfarroba no chão. Pensei: "não pode ser". Abri para sentir o cheio, e era! Em pleno Gramado! Perto da Vila de Natal. Se eu estiver errada, por favor me corrijam, mas para mim isto é alfarroba. Vou tentar dar uma torradinha nas sementes e triturar para ver como fica. Docinhas elas são (dei uma lambida, hehehe!). Veja só, já que não temos cacau, podemos ter alfarroba aqui no frio!

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Alfarrobeira em Porto Alegre


Caminhando em Porto Alegre estes dias, nos deparamos com estas "vagens" caídas no chão, e ficamos nos perguntando o que seria isso? São grande e bem duras. Meu marido quebrou a vagem, eu senti o cheiro e disse: é alfarroba! Achei que isso praticamente não existia no Brasil. Se eu estiver errada, e aquela árvore não for alfarroba alguém me corrija. Foi quase em uma esquina no parque da Redenção. Perto desta árvore tinha uma outra que os frutos lembravam umas orelhas pretas, mas não conseguimos pegar para tirar foto.
Não conhece alfarroba? É um substituto perfeito para o chocolate.  Mas muito mais saudável. Não tem cafeína, é docinho por natureza.... já comi vários "chocolates" de alfarroba. Existe uma empresa que distribui aqui no Brasil (não sei se eles mesmo fabricam), é a Carob House. Seus produtos são uma delícia!
Abrindo as vagens, são assim:
Procurei na internet, e a árvore que vi, era bem como esta:
E os produtos, para quem não conhece são estes:
Mas existem muito mais produtos com alfarroba. Se nunca tentou, experimente. Em Gramado, sei que tem para vender nas lojas Magia Natural e Demetra Orgânicos.
Para quem não conhece, passa por chocolate numa boa!

Sanduíche aberto de trem


Ficou bonitinho não é? Bem saudável e super fácil de montar. No pão passei tofu cream defumado. As crianças amaram!!!

Palitos de Banana com Chocolate


Lindo, não é? Peguei a receita no site: http://www.cantinhovegetariano.com.br/2012/08/banana-com-chocolate.html . Mas dei uma modificada, por causa da pressa, hehee... lá falava em congelar as bananas e banhar no chocolate. Como eu não tinha congelado, resolvi usar as bananas assim mesmo e passar todas no chocolate ao mesmo tempo e depois passar no chocolate granulado. Dá um pouquinho de lambuzo, mas não preciso nem dizer a cara das crianças quando viram isso, né?
Sugiro sempre o chocolate da Arcor Amargo (que não possui leite na composição).
Divirta-se!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Pãezinhos


Aprendi esta receita há mais de 15 anos atrás. Mas evitava de fazê-la pois ia gordura vegetal hidrogenada e leite. Mas resolvi adaptá-la e fazer novamente. Foi o lanche das crianças da escola.
2 ovos (preferencialmente ogânicos, de galinhas criadas soltas)
2 colheres de fermento para pão
2 xícaras mais 1/4 de água morna
6 colheres de sopa de aveia em flocos
1/3 xícara de açúcar
1/2 xícara de gordura de côco
1 colher (sopa) sal
6 xícaras de farinha

Primeiro, bati no liquidificador a aveia e a água. Derreti a gordura de côco no microondas. E misturei todos os ingredientes. Deixei crescer, fiz as bolinhas e deixei crescer de novo. Assei em forno médio e pronto.
Minha sugestão para comer: tofu cream (um creminho que comprei na Demetra Orgânicos, que parece um patê de vidrinho da Sadia de peito de peru defumado - mas este, bem melhor, sem precisar matar nenhum animal para comer), alface e tomate. Foi vápt-vupt.


Pastelzinho chinês (ou guioza)


Este pastelzinho pode ser frito ou cozido no vapor. Aqui todo mundo preferiu frito (porque será?).
Bom aí vai a receita:
Para a massa:
300 gr farinha de trigo
2 colheres (sopa) azeite de oliva
um pouco de sal
água morna para dar o ponto
Misturar tudo, abrir e rechear.
Como recheio eu usei:
Repolho picado
Cenoura ralada
Alho poró fatiado
Um pouco de sal
Misturei tudo e usei como recheio.
Fica bem gostoso. Principalmente se conseguir abrir a massa bem fininha com o rolo.

domingo, 26 de agosto de 2012

Bolachas de Mão


Sim, são mãozinhas assadas, hehehe... Achei uma sugestão em um livro de culinária de não usar formas para cortar as bolachas e sim usar as mãos (das crianças, para poderem ajudar na cozinha). Resolvi pôr em prática, para a alegria dos meus filhos. Adaptei a receita, de modo a ficar vegana, mas acredito que qualquer receita de bolacha que possa ser cortada com cortador possa ser usada para fazer a técnica das "mãozinhas".
Ingredientes:
250 gr de farinha de trigo
25 gr de amido de milho
75 gr de açúcar de confeiteiro (creio que possa ser substituído por outro menos processado, como o demerara por exemplo)
175 gr de gordura de coco (derreti para ficar mais fácil de manipular)
Misturar tudo até dar ponto - coloquei um pouco de água para dar ponto melhor. Aí é só abrir com o rolo, pedir para as crianças colocarem a mão, cortar, polvilhar um pouco de açúcar por cima e assar.
Não deu nem tempo para tirar foto sem que a primeira mãozinha sumisse...
Depois de assadas, pode decorar fazendo anéis, pulseiras, pintando as unhas com geléia.... mas aqui realmente não deu tempo!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Chá de Flor de Laranjeira

Quer um relaxante muscular natura? Pois aí está! Eu não sabia ao certo se podia fazer chá com as flores de laranjeira, apenas com as folhas. Mas o cheio da minha laranjeira estava tão maravilhoso, que resolvi me arriscar. Fiz um chá com algumas flores e folhas. Adocei com um pouco de açúcar mascavo. Fiquei com uma moleza no corpo que só me lembro de ter ficado assim quando tomei relaxante muscular.
Tive que tirar uma foto, pois pensei, vai que ficasse bom, vou ter que compartilhar isso. Até a fumacinha apareceu na foto, e uma florzinha afundando.
Então já sabe, se quiser descansar bem, tome uma xícara deste chazinho!

Funcho ou Erva-doce de cabeça assada

Eu nunca havia experimentado funcho de cabeça, até que estes dias achei para vender e resolvei comprar.
Fiz no forno conforme a dica das meninas que me venderam. Dei uma picada grosseira, coloquei alecrim, orégano e um pouco de sal. Coloquei dentro de um papel alumínio e assei por uns 20 minutos. Ficou bem gostoso.

Croquetes de grão de bico

Por incrível que pareça, muita gente não conhece grão de bico. Eu também demorei até conhecer, mas hoje seguidamente invento alguma coisa com ele.
Esta receita é ligeiramente adaptada do livro A cozinha vegetariana de Astrid Pfeifer.
Ingredientes:
1 caixinha ou latinha de grão de bico em conserva
Bata no liquidificador com a água mesmo e coloque em uma bacia. Então acrescente:
1/2 xícara de farinha de trigo integral
1/2 xícara de gérmen de trigo
1/4 de fécula de batata
1 colher (chá) rasa de sal
Um pouco de pimenta moída (na hora, se tiver como fica melhor), manjerona e açafrão a gosto.

Aí é só moldar como quiser (eu no caso fiz mini croquetes), e fritar. Coloque em papel toalha para absorver a gordura, aí é só comer.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Torta de Acelga

Comprei um pé de acelga estes dias, nunca tinha comido, mas queria muito provar. Procurei na internet várias receitas. Resolvi escolher uma e adaptá-la. Ficou bem gostoso.

Picar um pé de acelga e refogar com uma cebola picada e um pouco de azeite de oliva.
Colocar em uma forma untada e derramar a massa por cima.

Ingredientes da massa:
1 xícara de farinha
1/2 xícara de óleo
1 colher (sopa) fermento em pó
1/2 xícara de tofu esmagado
2 colheres (sopa) manjericão desidratado
4 ovos
sal e pimenta a gosto

E levar ao forno. Depois de assado, fica assim:


Salada de couve-flor e brócolis

Aprendi esta receita há alguns anos atrás na casa de minha tia. Desde então, de vez em quando a faço. Mais simples impossível, mas garanto que a maioria das pessoas nunca pensou em fazer isso:
Couve-flor picada
Brócolis picado
Maionese para envolver
Só isso. Tudo cru mesmo. Fica uma delícia!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Chapati (pão indiano)

Já faz algum tempo que eu queria testar esta receita. Está no livro A Cozinha Vegetariana de Astrid Pfeiffer. Foi um sucesso tão grande que não sobrou nada! Até as crianças amaram!
Ingredientes:
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 colher (café) rasa de sal marinho
1 colher (chá) azeite de oliva
1/2 xícara de água
Misturar tudo, amassar e deixar descansar por 2 horas.
Após, dividir em 6 partes iguais, abrir com o rolo, e colocar ou no grill ou em uma frigideira (foi o que eu fiz) com uma gotinha de azeite de oliva, deixar dourar, virar para dourar do outro lado. Aí é só comer.
Eu resolvi fazer um patêzinho para acompanhar com:
tofu esmagadinho
cenoura ralada
salsa e cebolinha picadas
maionese para dar uma liga
Aí, coloquei por cima dos chapatis já fatiados e foi sucesso absoluto! Olha só como ficou lindo:

Waffles crocantes

Sabe aquelas receitas que lembram a infância? Minha mãe fazia esses waffles para vender. Às vezes, cobria com chocolate também. Porém a receita original ia manteiga e leite. Fiz esta adaptação como um teste e deu super certo. O sabor para mim ficou igualzinho! Para fazer é preciso ter a forma de waffles fininhos (eu tenho uma elétrica que comprei pela internet há alguns anos atrás, mas a receita que veio junto nem se compara com esta da minha mãe - existem formas para fazer no fogão a gás estes waffles fininhos, mas é bem difícil de achar, minha  mãe tem de quando éramos crianças, talvez persistindo um pouco se consiga achar, pois é uma verdadeira iguaria). Aí vai a receita:

Ingredientes:
3 ovos inteiros (de preferência orgânicos, de galinhas criadas soltas e alimentadas com milho)
2 gemas
1/2 xícara de gordura de coco
1 e 1/2 xícara de açúcar
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite de soja (ou outro leite vegetal, acredito que deva dar certo também)
1 pitada de sal
raspas de limão

Bater tudo no liquidificador e ir colocando a massa aos poucos na forma para assar.
Para facilitar um pouco, eu derreti a gordura de coco primeiro, antes de misturar.
Tem que enrolar assim que tira da forma, pois endurece super rápido, a não ser que você queria que fique redondinha (ou no formato de sua forminha). Deixei algumas sem enrolar, ficaram assim:
Você também pode usar esta massinha para fazer casquinhas ou cestinhas para sorvete. Fica uma delícia.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Camomilas em Flor

A camomila é daquelas plantas que você planta uma vez e todo ano nasce novamente, sem precisar plantar.
Aqui em casa, minha tia plantou há uns 3 anos atrás, e todo ano, elas rebrotam. Agora algumas já estão em flor.
Para quem não sabe, a camomila é aquele tipo de chazinho da vovó, que é bom para quase tudo, hehe....
Dor no estômago, úlceras, cólicas em recém-nascidos, dor na garganta, gripe, calmante, conjuntivite (lavar os olhos com o chá), olheiras (fazer compressas e deixar em cima dos olhos por uns 15 minutos), clarear o cabelo (molhar o cabelo com o chá e deixar uns 20 minutos ou mais).... sem contar que é muito gostoso.... É ótimo para se tomar à noite para ter um sono mais tranquilo....

Abaixo, uma receita para clarear o cabelo (retirado do site http://www.criasaude.com.br/N2569/remedios-caseiros/decoccao-camomila.html):


Decocção da camomila !
UTILIZAÇÃO - USO
- Para clarear os cabelos ou obter reflexos dourados nos cabelos.
Também serve para acalmar as irritações do couro cabeludo. Todavia, tome cuidado com o risco de alergia, não utilize se tiver alergia a esta planta.
INGREDIENTESPara fazer uma decocção de camomila você irá precisar de:  
- 100 gr de flores secas de camomila
Cerca 1 litro de água 
Metade de um limão
PREPARAÇÃO
Ferva água e com as flores secas de camomila por 20 minutos (princípio da decocção).
- Adicione o suco do meio limão
Filtre a mistura 

POSOLOGIAAplique essa mistura sobre os cabelos úmidos e deixe agir por alguns minutos. Aplique esse produto de preferência no sol, para aumentar ainda mais o efeito do clareamento.

domingo, 19 de agosto de 2012

Bolo de Fubá

Sabe aqueles bolos que lembram a infância? Pois esta receita lembra exatamente isso. Muito saboroso!

Ingredientes:
2 copos de fubá
1 copo de farinha de trigo
1 copo de óleo
2 copos de água
6 colheres de sopa de aveia em flocos
1 e 1/2 copo de açúcar (usei o demerara)
3 ovos
1 colher (sopa) fermento em pó
Coloquei algumas sementinhas de erva-doce, mas é opcional (consegui plantar em nosso jardim no ano passado e ainda tenho algumas sementes guardadas até a próxima colheita).

Bater tudo no liquidificador, colocar em uma forma untada e levar ao forno pré-aquecido por mais ou menos 30 minutos. Aí é só esperar esfriar e comer.

sábado, 18 de agosto de 2012

Repolho ao forno


Aproveitando a safra dos repolhos, resolvi fazer esta receita. Um ótimo acompanhamento, leve, saudável e fácil de fazer.
Ingredientes:
250 gr de repolho cru picadinho
2 ovos (de preferência caipiras, com galinhas criadas soltas e sem crueldade)
2 tomates picados
1/2 cebola picada
50 gr de tofu esmigalhado
1/2 xícara de óleo
1/2 xícara de farinha de trigo
sal e pimenta a gosto
salsa, cebolinha e orégano

Misturar os legumes de preferência separado do resto dos ingredientes (fica um pouco mais fácil). Depois misturar tudo junto e levar o forno para assar (uns 40 a 50 minutos). Aí é só degustar.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Colheita

Iniciamos ontem nossa colheita de repolhos. Não são muitos, apenas para consumo da família mesmo. Mas este primeiro ficou tão grande que nem parece produção orgânica.
E falando em horta, olha só o que encontramos lavando uma alface hoje. As crianças amaram....

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Gengibre

Você costuma consumir gengibre? No nosso cardápio o gengibre é figurinha fácil. Depois que descobrimos o suco de limão com gengibre, faço bem seguido. Adoço com açúcar mascavo e as crianças amam (os meus filhos, pelo menos). Comece a utilizar também, pois possui inúmeros benefícios, olha só:


Origem
 
O gengibre é o rizoma, espécie de caule subterrâneo, da planta Zingiber officinale. De origem asiática, tem sido usado desde a Antiguidade como remédio e condimento nas tradições asiática, indiana e arábica.
 
No século 14 seu uso já era popular na Europa e na América foi difundido após a colonização europeia.
 
Propriedades nutricionais
 
De acordo com a nutricionista Silvana Portugal, o gengibre é pouco calórico e possui uma grande variedade de minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, cobre, manganês e selênio; além de vitaminas, como a C e as do complexo B.
 
O rizoma também apresenta princípios picantes, como o shogaol e o gingerol. Este último é responsável pela maior parte dos efeitos terapêuticos do gengibre.
 
Quem está de mal com a balança pode apostar sem medo no alimento. “A ação do gingerol provoca um gasto maior de energia no processo digestivo, aumentando a temperatura do corpo e, com isso, ajuda na queima de gorduras totais. Além disso, a aceleração do metabolismo auxilia na perda de peso”, afirma Silvana. Pode ser consumido em chás, sucos e refogados.
 
Propriedades medicinais
 
As propriedades terapêuticas do gengibre fazem jus ao uso tão antigo. Segundo a nutricionista Silvana, o alimento tem ação antioxidante, antifúngica, analgésica, além de auxiliar nas inflamações, na proteção contra cânceres, na redução da febre, na circulação e nos sistemas nervoso, imunológico e cardíaco. É também importante para o processo digestivo, auxiliando no alívio de náuseas e vômitos, e na eliminação de gases.
 
Apesar de todos os benefícios do consumo de gengibre, é fundamental não se empolgar nas dosagens. “O consumo excessivo pode causar quadros de úlceras, azias e gastrite, e aumento de cálculos renais”, explica Silvana.
 
Nos homens, pode causar ainda prejuízos nos receptores do hormônio sexual masculino (testosterona) e nas mulheres em período menstrual, aumentar o fluxo sanguíneo. Um alerta especial às grávidas, já que o consumo em excesso pode provocar abortos no início da gestação.
 
Silvana sugere a dosagem de quatro colheres de chá da raiz para usufruir dos efeitos terapêuticos. “Existem atualmente cápsulas e óleos essenciais de gengibre, que podem ser indicados pelo nutricionista. Procure um especialista para saber sobre a melhor forma de uso”, recomenda.
 

Referências

Fonte: Revista dos Vegetarianos (edição de agosto de 2012) | http://www.revistavegetarianos.com.br
Retirado do site www.menuvegano.com.br/article/show/275/gengibre?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+menuvegano+(Menu+Vegano+-+Culinária+e+nutrição+vegetariana)

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Benefícios da Linhaça

Eu já consumo linhaça há alguns anos, devido aos seus benefícios para o intestino. Sugiro a todos consumirem mais frequentemente, pois possui vários benefícios, principalmente para vegetarianos. Nunca experimentou? Experimente, sua vida será muito diferente apenas por ter o hábito de ingerir linhaça todos os dias (de preferência triturada).
Abaixo está uma matéria que achei no site http://www.segs.com.br/linhaca.htm .



Os benefícios da Semente de Linhaça
 
É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.

Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza.

Os investigadores do INSTITUTO CIENTÍFICO PARA ESTADO DA LINHAÇA DO CANADÁ e dos Estados Unidos, têm enfocado sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas.

Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns desses estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Também esta sendo estudada outras funções e tem benefícios como:
-- Rejuvenescedor
--
 Baixa de peso

-- Auxilia no combate a anemia-- Auxilia no combate ao câncer: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...-- Auxiliar no combate à acne.-- Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;-- Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;-- Auxiliar no controle Diabete - da glicemia
O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue.
Esta é uma excelente notícia para os insulina dependentes.
-- Vitalidade Física-- Sistema Digestivo-- Sistema Nervoso-- Doenças Inflamatórias--Retenção de Líquidos-- Sistema Imunológico-- Sistema Cardiovascular-- Funcionamento Intestinal-- Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa-- Para combater a agressividade e a obesidade-- 
Condições da Pele e do Cabelo

Veja a composição nutricional de 15 g da Semente de Linhaça:

Valor calórico 43 Kcal
Carboidratos 1 g
Proteínas 2 g
Gorduras totais 3 g
Gorduras Saturadas 0 g
Gorduras Trans 0 g
Fibra alimentar 3 g
Ômega-3 58%
Ômega-6 16 %
Sódio 7,8 mg

Além disso, é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogênio, que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. Ainda contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio. 
A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil quebrar as sementes é passá-la em um processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor.
As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.
Vitalidade Física: 
Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia.
A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.
Baixa de Peso:
A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida .
Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia. Se você deseja baixar de peso, tome uma colher a mais pelas tardes.
Combate ao Cancer:
de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...
A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos , um deles é ; a LIGNINA.
A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais.Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Protege e evita a formação de tumores. Só no câncer se recomenda combinar semente de linhaça moída com queijo cottage baixo em calorias.
Condições da Pele e do Cabelo:
 Com o consumo regular de sementes de linhaça você notará como sua pele volta-se mais suave . É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele , tais como: psoríase e eczema .
Recomenda-se também como máscara facial para uma limpeza profunda do cútis. Ajuda na eliminação do pano branco, manchas, acne, espinhas, etc.
É excelente para a calvície . Essa é uma boa notícia para quem sofre de fixar e NUTRIR teu cabelo. Não use vaselinas que danificam teu coro cabeludo e teu cabelo.

Sistema Digestivo:

Prevêem ou cura o câncer de colon. Ideal para artrite, prisão de ventre, acidez estomacal.
Lubrifica e regenera a flora intestinal .
Expulsão de gases gástricos .É um laxante por excelência.
Previne os divertículos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e contaminadores.
Sistema Nervoso:
É um tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma.
Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhoras funções mentais dos anciãos , melhora os problemas de conduta
(esquizofrenia).
A linhaça é uma dose de energia para teu cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem mais eurotransmissores
(reanimações naturais) .
Doenças Inflamatórias:
O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo.
Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em "TITE", tais como: gastrite, hepatite , artrite, colite, amidalite, meningite , etc.
Retenção de Líquidos:
O consumo regular de linhaça, ajuda aos rins a excretar água e sódio. A retenção de água (Edema) acompanha sempre à
inflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual, todas as etapas do câncer e as doenças cardiovasculares.
Sistema Imunológico:
A linhaça alivia alergias, é efetiva para o LUPUS.
A semente de linhaça por conter os azeites essenciais Omega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças.


Sistema Cardiovascular:

 É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária alta pressão arterial , arritmia cardíaca , incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos.
É excelente para regular o colesterol ruim .
O uso regular de linhaça diminui o risco de padecer de doenças cardiovasculares.
Uma das características UNICAS da linhaça é que contém uma substância chamada taglandina, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia.
O Dr. J H. Vane, ganhou o prêmio Nobel de medicina em 1962 por descobrir o metabolismo dos azeites essenciais Omega 3 e 6 na prevenção de problemas cardíacos.
Uma outra forma de conseguir os benefícios da linhaça é consumir o óleo de linhaça, que é extraído da semente inteira, usando métodos de extração desenvolvidos especialmente para este fim (a frio). O produto obtido é engarrafado (para ser usado em saladas ou pratos frios) ou colocado em cápsulas gelatinosas, sendo utilizado como suplementação de ômega-3.
Funcionamento Intestinal:
Para a melhora do funcionamento intestinal: de uma noite para o dia, coloque 1 colher (sopa) de semente de linhaça em ½ copo de água e deixe "descansar" por 12 horas, tome somente a água em jejum pela manhã.
Para evitar o desperdício as sementes podem ser adicionadas sobre saladas, iogurtes vitaminas...
Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa:
Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa.... Consuma diariamente 1 colher (sopa) de semente de linhaça preferencialmente triturada (como uma farofinha) sobre os alimentos. Evite que as sementes passem por processos térmicos de aquecimento para que sua gordura boa não oxide.Para combater a agressividade e a obesidade:
duas colheres de sopa de linhaça trituradas no liquidificador. Coloca-se água ou suco para adoçar. Todos os dias; tomados em intervalos durante o dia na média de 4x ao dia; essas duas colheres.
1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas (moa uma xícara no liquidificador e guarde o restante no freezer) - 3 colheres de sopa de água
Modo de preparo:
Misture a farinha e a água em uma tigela pequena. Deixe descansar por 1 a 2 minutos. (Torna-se muito espessa se ficar mais tempo). Em algumas receitas abundantes em líquidos, as sementes de linhaça moídas podem ser adicionadas diretamente aos ingredientes secos.

Modo de Usar na maioria dos casos: 

Duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, se mistura em um copo de suco de fruta, ou sobre a fruta, ou com a aveia, ou iogurte no café da manhã ou no almoço. Podem tomar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos). Inclusive mulheres grávidas
.

Couve-rábano

Já conhece couve-rabano ou couve-rábano? Esta colhi da nossa horta.... nem parece orgânica de tão gigante que ficou... estava uma delícia, eu e as crianças comemos crua, como uma fruta, fatiada... No Brasil não é muito fácil de achar e as pessoas não conhecem muito, mas é saborosíssima.
É mais conhecida na Europa, na Alemanha principalmente. É rica em vitamina C (metade de uma unidade nos fornece a quantidade suficiente de vitamina C por um dia), K, A, biotina, ácido fólico, magnésio, cálcio e selênio. Mesmo as folhas são ficas em vitaminas.
O sabor lembra um pouco o repolho, mas mais adocicado. Se encontrar, experimente. Ou tente plantar se tiver um espacinho. É uma delícia e nasce muito bem na serra.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Saudável? Até que ponto?

Achei este vídeo na internet, e resolvi compartilhar. Mesmo não sendo o foco principal do nosso blog, não pude deixar de compartilhar, pois tem coisas na vida que realmente não valem a pena! Assista!

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Aqui tudo se aproveita

Às vezes não temos espaço em nossa horta para plantar algumas coisas, então, utilizamos outras coisas....
Acima, ervilhas plantadas em garrafas.
Abaixo, uma calha velha serviu de canteiro, e plantamos alhos-porrós, alguns pés de alface e alguns temperinhos....

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Bolo Mesclado Vegano

Mais uma receita de bolo sem ovos:


Ingredientes:

Massa Branca
2 xícaras de chá de farinha trigo com fermento
1 xícara de chá de açúcar mascavo
1/2 xícara de chá óleo vegetal
1 1/2 xícara de chá de leite de soja (sem sabor e de uso culinário, de preferência)
1 colher de sopa de fermento em pó
5 gotas de baunilha
Massa Marrom
2 xícaras de chá de farinha trigo com fermento
1 xícara de chá de açúcar mascavo
1/2 xícara de chá óleo vegetal
1/4 de xícara de chá de cacau em pó
1 1/2 xícara de água
Cobertura – sugestão
1 xícara de chá de açúcar refinado
2 colheres de sopa de leite de coco
Modo de preparo:

Prepare as massas em vasilhas separadas, misturando bem todos os ingredientes de cada uma.
Unte uma assadeira de sua preferência com óleo e farinha.
Coloque primeiro a massa branca, em seguida a massa marrom, sobre ela.
Asse em forno médio pré aquecido por meia hora, ou até enfiar um garfo e não sair massa grudada.
Cobertura:

Em uma vasilha mexa o açúcar com o leite de coco, até ficarem uniformes e com consistência firme. Você pode polvilhar sobre o bolo açúcar, coco ralado, enfeitar com doces em compota, castanhas, frutas frescas ou secas.

Retirando do site: http://vista-se.com.br/redesocial/bolo-mesclado/

Batata do ar ou cará do ar

Você uma batata que nasce numa trepadeira? Pois é, eu também não conhecia. Quem me apresentou estas "batatas" foram as meninas da loja Demetra Orgânicos. Comprei 3 porque achei isso muito interessante.
Procurando na internet receitas para se fazer com minhas "batatas", achei uma idéia de fazer chips. Ficaram muito bons, crocantes, e saborosíssimos. É um pouco escorregadio para descascar, mas dá certo.
Todo mundo comeu e lambeu os beiços, hehe...  Olha só como ficaram:
Quem quiser ver como é a planta, e como plantar, dê uma olhadinha no site:
http://misturadasdicas.blogspot.com.br/p/cara-moela.html
Com certeza vou comprar algumas para plantar agora, já que foi aprovadíssima.

Bolo de Laranja Vegano


Ingredientes
3 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 de açúcar (branco ou demerara)
2 xícaras de suco de laranja (natural)
1 colher (sopa) de fermento
1/2 xícara de óleo
Modo de preparo
Peneire a farinha e o açúcar, misture bem. Adicione os ingredientes líquidos e bata com um batedor manual. Depois de estar bem misturado, adicione o fermento e bata por mais 5 minutos. Pré-aqueça o forno e asse em fogo médio por 40 minutos ou até ficar moreninho.

Eu nunca levava muita fé em bolos sem ovos, mas ficou de tirar o chapéu. Minhas crianças comeram como bolo normal, amaram. E os adultos também. Para quem não sabe que não tem ovos nem nada de origem animal, come achando que é bolo normal.

Retirei a receita do site: http://vista-se.com.br/redesocial/bolo-de-laranja/

Torta Gelada de Abacaxi

Massa:
200 gramas de biscoito doce tipo Maria ou Maizena
2 colheres (sopa) margarina vegetal derretida
óleo vegetal para untar a forma
OBS: fiz com 2 colheres de margarina como dizia a receita, mas acho que precisava um pouco mais, pois ficou muito esfarelenta para o meu gosto - fica gostoso mesmo assim, mas podia ser um pouco mais unida.

No liquidificador colocar os biscoitos e triturar até virarem pó. Misturar com a margarina para virar uma farofinha. Forre o fundo de uma assadeira redonda de fundo removível, não precisa assar.

Recheio:
2 xícaras de abacaxi descascado e picado
1 xícara de água
2 colheres de sopa de gelatina agar-agar em pó
1 colher de sobremesa de essência de baunilha (de preferência orgânica)
açúcar ou adoçante a gosto (coloquei um pouco de açúcar demerara)
1 e 1/2 xícaras de tofu macio ou firme drenado (até hoje só achei para comprar tofu sem tempero na Demetra Orgânicos que tem às vezes e em Canela, na fruteira Dapper, também só às vezes).

Bata o abacaxi no liquidificador até virar suco (sem água mesmo, só o abacaxi, acredite, ele vira um suco grosso sem água).
Coloque a água em uma panela e dissolva a gelatina agar-agar. Leve ao fogo alto, e assim que ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 3 minutos. Mexa para não grudar.
No copo do liquidificador, adicione ao suco de abacaxi a mistura da gelatina, o tofu, a baunilha e o açúcar. Bata até obter um creme liso e homogêneo. Prove e ajuste a quantidade açúcar.
Espalhe essa mistura por cima da massa na assadeira. Decore com folhas de hortelã e raspas de limão. Pode também colocar pedaços de abacaxi picado antes de despejar o recheio.
Leve à geladeira por 4 horas para endurecer e ficar geladinha.

OBS: pode-se substituir o abacaxi por outras frutas, como carambola, morango, maracujá, manga, pêssego ou kiwi.

Retirado do Livro Tofu Mágico, de Ana Maria Curcelli, que você pode comprar no site http://www.culinariavegetariana.com/gatopreto.htm

Uma delícia. Experimente!

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Sua comida tem uma história para contar...

Dê uma olhadinha neste vídeo.... nos faz pensar um pouquinho....


Vídeo ensinando a fazer Hamburguer de abobrinha, cenoura e quinoa

É só acessar o link abaixo:

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/vida-e-saude/videos/t/edicoes/v/chef-bia-gonzaga-ensina-como-fazer-um-hamburguer-de-abobrinha-cenoura-e-quinoa/2060903/

Abaixo vai o modo de fazer e os ingredientes:


Anote os ingredientes:
- 1 abobrinha média ralada
- 1 cebola pequena picada
- 1 xíc de alho poró picado
- 1 xíc de cenoura ralada
- 6 col de sopa de quinoa
- 5 col sopa de gergelim torrado
- 2 col sopa de ágar-ágar
- 6 col sopa de farinha de arroz integral
- 1 xic de farinha de milho flocada
- 1 xic de farinha de mandioca para empanar
- 2 col sopa de linhaça marrom hidratada em água quente
- 1 col chá de curry

Modo de preparo (veja no vídeo):
Deixe a abobrinha escorrer em uma peneira durante uma hora antes de começar a receita. Misture todos os ingredientes em uma tigela - com exceção da farinha de mandioca. Acrescente os temperos de sua preferência e acerte o sal. Faça bolinhas e passe pela farinha de mandioca achatando-as. Unte uma forma com óleo vegetal e farinha de arroz ou mandioca e disponha os hambúrgueres. Leve ao forno pré aquecido a 200 graus por 25 minutos.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Xarope para tosse (receita da vovó)

1 xícara de mel
10 folhas de guaco
1 maço de agrião
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água

Coloque tudo em uma panela e deixar ferver até virar consistência de mel. Dá para tomar umas 2 colheres (sopa) para adultos por dia (para crianças 2 colheres de chá). Ajuda a aliviar a tosse. Nestes dias de inverno, com tantas gripes à solta, uma receitinha natural sempre é bem-vinda!

Pão de Batata com Mandiokejo

Tudo nesta vida podemos inventar algo para substituir. Pão de batata com catupiry? Pão de batata com mandiokejo.
Lembra da pizza vegana do outro post? Pois é, sobrou mandiokejo, e eu precisava fazer algum pão para nossa janta, então, inventei esse aí da foto.
1 copo de água com 1 batata e 3 colheres de aveia em flocos batido no liquidificador
Colocar a mistura em uma bacia e acrescentar: 4 colheres (sopa) óleo de soja (de preferência não-transgênica), 1 colher (chá) sal marinho, 1 colher (sobremesa) de açúcar (usei demerara), 1 colher (sopa) fermento para pão, 2 colheres (sopa) de sementes de chia e farinha até dar ponto.
Deixei crescer. Amassei, abri as bolinhas, coloquei um pouco de madiokejo (cozido) dentro de cada bolinha. Deixei crescer mais uma vez e assei.

Pudim de Chocolate ou Fondue de Chocolate (use como desejar)

Retirado do e-book Guia do Herbívoro Feliz, de Sandra Guimarães.
Ingredientes:
2 xícaras de leite de soja (ou outro leite vegetal de sua preferência, para ficar sem lactose)
2 colheres de chá de polvilho doce
1 colher de chá de amido de milho
100 gr de chocolate amargo picado (usei da Arcor que não tem leite na composição)
1 colher chá extrato de baunilha (orgânica, de preferência)
2 colheres de chá de rum
açúcar se necessário (coloquei 3 colheres de chá de açúcar mascavo)
Cozinhar todos os ingredientes até engrossar. Deixei na geladeira por algumas horas, e na hora de comer, acrescentei frutas picadas (coloquei kiwi, banana e maçã).
Pode comer quente se quiser com as frutas, para ficar tipo um fondue, ou mesmo comer frio só o pudinzinho.

Pizza sem lactose

Estávamos com uma vontade de comer pizza, e tão cansados neste último sábado.... resolvi comprar uma massa pronta de pizza para apenas rechear.
Achei que valia a pena tirar a foto e postar, pois muita gente com intolerância à lactose e veganos não sabem que existe a possibilidade de comer pizza sem o queijo tradicional, mas com o mandiokejo (produto que por enquanto só conseguimos comprar via net - no site www.quebracabecaveg.com , mas que vale muito a pena, pois é um multiuso saboroso, com consistência parecida com o queijo derretido e o sabor também é ótimo - só para esclarecer não estou ganhando cachê para promover o mandiokejo não, ele é bom mesmo).
Coloquei um molho de tomate que tinha na geladeira, uma camada generosa de madiokejo, brócolis, tomate e orégano. Simples assim. Ficou uma delícia!
E claro, que a família dos formigas (sim, amamos doce!), precisava de uma pizza doce. Também com a massa pronta, ralei chocolate amargo (usei o da Arcor 53% cacau que não contém leite), e coloquei uns morangos por cima. Ficou excelente!!!!
Para quem quiser fazer a massa da pizza em casa, tenho uma receita ótima também (que normalmente faço, só não fiz desta vez por que estava muito cansada mesmo). Aí vai a receita:
Ingredientes:
2 xícara de água morna
1 colher (sopa) fermento para pão
1 colher (sopa) açúcar
1 colher (sopa) sal
4 colheres (sopa) creme vegetal ou margarina ou óleo vegetal
2 ovos (de preferência caipiras, orgânicos)
3 colheres (sopa) aveia em flocos (bater no liquidificador com 1 xícara de água) 
Farinha até dar o ponto de pão.
Misturar tudo, deixar crescer um pouco. Amassar de novo e abrir os discos. Deixar crescer uns 30 minutos e pré-assar antes de rechear (muito importante essa etapa). Pode ser congelada depois de pré-assada sem recheio.