Produtos

sexta-feira, 30 de maio de 2014

CupCake Vegan de Laranja com calda de Chocolate e Doce de Leite de Soja



Resolvi testar uma receita de cupcakes vegans de laranja que vi no canal do youtube do pessoal do Presunto Vegetariano. A sugestão de cobertura era um brigadeiro de café, mas como eu não estava querendo abrir uma lata de condensado de soja, resolvi inventar minha própria cobertura. Para quem quiser a receita do cupcake, é só acessar (que aliás é maravilhosa, ficou muito bom, vale a pena fazer) :
https://www.youtube.com/watch?v=_7_ZGM_6Nio&list=UULsif3JUgJ_wA5d4I-mrAVQ
Já a cobertura, tive que anotar depois, porque na hora foi tudo meio a olho, sem saber se ia dar certo ou não. Não só deu certo, como deu SUPER certo. Coloquei os ingredientes dentro de uma leiteira (porque na hora que ferve, ele sobe bastante, aí não tinha perigo de virar):
3/4 xícara de açúcar cristal
1/2 xícara de "nescau" caseiro (misturo chocolate em pó com açúcar e já deixo pronto em um pote, aí não precisa fazer cada pouco tempo - uso a proporção de 3 partes de açúcar para 1 de chocolate em pó)
1/2 xícara de leite de soja
Deixei começar a ferver, aí pensei: podia colocar um pouco de doce de leite de soja (que já tinha aberto na geladeira).. aí coloquei 1 colher (sopa) beeeem cheia dentro.
Deixei ferver mais um pouco e pensei de novo: podia colocar um pedaço de chocolate em barra (eu tinha 1 quadradinho sobrando - de uma barrinha da Chocosoy dark 50% que tem 5 pedaços - as crianças tinham comido 4 pedacinhos depois do almoço e sobrou um)... Aí joguei dentro e fui mexendo.... deixando evaporar para dar ponto....
Ficou uns 30 minutos cozinhando mais ou menos aí ficar grossinho.... se deixar mais um pouco, com certeza dá ponto para enrolar....
Ficou com sabor de brigadeiro mas lembrando também doce de leite no fundo.... uma delícia mesmo!
Com certeza não é lá tão saudável, como é a proposta do blog (mas com certeza é mais saudável do que se fosse feita com leite de vaca...)... mas ficou tão bom que tive que compartilhar....

domingo, 25 de maio de 2014

Pudim de Doce de Leite de Soja com Coco

Achei uma receita na internet, de mousse de doce de leite com doce. Mas, era uma receita tradicional, com doce de leite de vaca, gelatina, creme de leite, etc.... tudo o que não nos convém comer.... então, como sempre, fiz a minha adaptação, que na verdade acabou virando um pudim e não uma mousse. Mas ficou muito bom mesmo assim. É aquele tipo de doce que não é muito doce, que não é enjoativo. Na verdade eu modifiquei a receita inteira, só sobrou a água do original.... até o coco que era seco, usei fresco.... se quiser que tenha consistência de mousse, eu acredito que se não colocar ágar-ágar, deve dar certo, e também, aí, bater tudo no liquidificador no caso de querer mais como consistência de mousse.
Essa foi a primeira vez que faço alguma coisa com ágar-ágar que fica com sabor bom, sem gosto de alga (aprendi que tem que ser do tipo certo, a branquinha, que custa bem mais caro que a outra, custa em torno de uns R$ 5.00 um pacotinho de 10gr - que dá para usar 2 vezes mais ou menos- mas vale super a pena) Bom, vamos lá:

Ingredientes:
5 gr ágar-ágar (usei da marca KANTEN - comprei pela internet, porque aqui não achei para comprar o tipo para uso culinário - me corrigiram explicando que Kanten não é marca, é só ágar-ágar em japonês, a empresa que comercializa chama-se San Maru - mas na frente você vê escrito Ágar-Ágar KANTEN gelatina embalagem azul com escritos em japonês em vermelho)
1 lata de doce de leite de soja
1 caixinha de creme de leite de soja (que você também pode substituir por leite de coco)
3 colheres (sopa) de farinha de linhaça (ou linhaça triturada - eu triturei a minha na hora de usar mesmo)
7 colheres (sopa) água quente para hidratar a linhaça
1 xícara de coco ralado (eu usei fresco)

Bati no liquidificador, a linhaça já hidratada com a água mais o coco fresco e um pouco de água (apenas o suficiente para conseguir triturar tudo).
Coloquei na panela, junto com a ágar-ágar e o doce de leite de soja. Misturei bem e fui cozinhando por uns 3 a 4 minutos (apenas para ativar a gelatina mesmo). Depois acrescentei a caixinha de creme de leite de soja.  Coloquei na travessa e deixei de um dia para o outro (é que fiz de noite, pensando na sobremesa do outro dia).
Ficou bem gostoso mesmo, bem suave. Um doce leve.... e mata a vontade de comer doce de leite! Sem lactose, sem glúten e sem sofrimento!

domingo, 18 de maio de 2014

Pão de Inhame Funcional (tipo pão de queijo) Vegan

Esse é sem dúvida o melhor pão de queijo vegan que eu já fiz. Já tinha testado várias receitas, mas todas ficavam duras depois que esfriava. Esta, mesmo no dia seguinte, continua com a mesma textura, não precisando colocar no microondas nem nada para amolecer. Achei a receita em algum site na internet, mas não sei qual, então, já peço desculpas por não colocar os créditos, mas a receita não é minha. Mas como ela é tão boa, achei imprescindível de compartilhar com vocês. E além de tudo, é sem glúten.

Ingredientes:
500 gr de inhame cozido e amassado
500 gr de polvilho azedo
2 colh (chá) de sal
3 colheres (sopa) de chia
150 ml de azeite
Água em temperatura ambiente quanto baste.

Depois do inhame cozido, triturar ou passar no liquidificador com um pouco de água até virar um purê. Como eu cozinhei o inhame em um dia e fiz os pãezinhos no outro, eles ressecaram muito e tive que colocar água junto para que virasse um purê. Por causa disso, usei mais do que os 500gr de polvilho, e acabou rendendo um mooooonte de pãezinhos. Mas como não ia assar tudo no dia, congelei boa parte da receita, para ir fazendo aos poucos, conforme queria. Então, se achar que rendeu demais e não queira assar tudo, congele que dá super certo.
Como eu não pesei o quanto de inhame eu tinha, junto com a água que eu misture, deve ter dado mais de 1 quilo. Mas coloquei apenas 150 ml de azeite, as 3 colh (sopa) de chia e as 2 colh (chá) de sal (bem cheias daí), mas o polvilho foi bem mais, provavelmente 1 kg ou um pouco mais.... portanto foi bem menos óleo do que deveria (o que fica menos calórico também), mas deu super certo também.
Depois de fazer o purê, é só ir misturando todos os ingredientes até dar ponto para enrolar. Aí é só assar ou congelar.
Esse sim deu super certo. A melhor receita de todas! E super funcional!

sábado, 17 de maio de 2014

Paçoca de Pinhão Vegana

Inventei essa versão vegana de um prato típico aqui da serra gaúcha. O original é feito com linguiça, salame, muita gordura animal. A minha, bem mais leve e mais saudável e sem nenhum sofrimento animal....
Fiz assim:
Cozinhei na panela de pressão uma boa quantia de pinhões (não pesei e nem medi a quantidade). Depois de frios (ou mornos pelo menos), descascar os pinhões (essa é a parte mais demorada do processo). Depois de descascados, rendeu mais ou menos uns 500 gramas. Passei no processador até ficar bem fininho.
Piquei uma cebola bem grande e fritei com um pouco de óleo. Quando estava ficando moreninhas as cebolas, acrescentei um tofu defumado pequeno picadinho, mais um minutinho e acrescentei o pinhão processado.
Misturar bem e deixar mais um pouquinho no fogo só pra aquecer tudo.
Temperar com sal, cebolinha, salsinha, manjericão fresco (bem pouquinho) e um pouco de tomilho.
Para acompanhar, um arroz branco ou integral e uma saladinha e está pronto o almoço.
Não recomendo muito comer isso de noite, pois é um alimento bem pesado, bem calórico (mesmo a versão vegana, pois o pinhão em si é bem calórico)... para comer só de vez em quando mesmo.... mas como é só nessa época do ano que conseguimos os pinhões e pelo trabalho que dá, não é uma coisa para se fazer sempre... então aproveite! Pode fazer e congelar pra ir comendo aos poucos, e se der vontade fora da época de produção.... huuuummmmm.....