Produtos

domingo, 25 de maio de 2014

Pudim de Doce de Leite de Soja com Coco

Achei uma receita na internet, de mousse de doce de leite com doce. Mas, era uma receita tradicional, com doce de leite de vaca, gelatina, creme de leite, etc.... tudo o que não nos convém comer.... então, como sempre, fiz a minha adaptação, que na verdade acabou virando um pudim e não uma mousse. Mas ficou muito bom mesmo assim. É aquele tipo de doce que não é muito doce, que não é enjoativo. Na verdade eu modifiquei a receita inteira, só sobrou a água do original.... até o coco que era seco, usei fresco.... se quiser que tenha consistência de mousse, eu acredito que se não colocar ágar-ágar, deve dar certo, e também, aí, bater tudo no liquidificador no caso de querer mais como consistência de mousse.
Essa foi a primeira vez que faço alguma coisa com ágar-ágar que fica com sabor bom, sem gosto de alga (aprendi que tem que ser do tipo certo, a branquinha, que custa bem mais caro que a outra, custa em torno de uns R$ 5.00 um pacotinho de 10gr - que dá para usar 2 vezes mais ou menos- mas vale super a pena) Bom, vamos lá:

Ingredientes:
5 gr ágar-ágar (usei da marca KANTEN - comprei pela internet, porque aqui não achei para comprar o tipo para uso culinário - me corrigiram explicando que Kanten não é marca, é só ágar-ágar em japonês, a empresa que comercializa chama-se San Maru - mas na frente você vê escrito Ágar-Ágar KANTEN gelatina embalagem azul com escritos em japonês em vermelho)
1 lata de doce de leite de soja
1 caixinha de creme de leite de soja (que você também pode substituir por leite de coco)
3 colheres (sopa) de farinha de linhaça (ou linhaça triturada - eu triturei a minha na hora de usar mesmo)
7 colheres (sopa) água quente para hidratar a linhaça
1 xícara de coco ralado (eu usei fresco)

Bati no liquidificador, a linhaça já hidratada com a água mais o coco fresco e um pouco de água (apenas o suficiente para conseguir triturar tudo).
Coloquei na panela, junto com a ágar-ágar e o doce de leite de soja. Misturei bem e fui cozinhando por uns 3 a 4 minutos (apenas para ativar a gelatina mesmo). Depois acrescentei a caixinha de creme de leite de soja.  Coloquei na travessa e deixei de um dia para o outro (é que fiz de noite, pensando na sobremesa do outro dia).
Ficou bem gostoso mesmo, bem suave. Um doce leve.... e mata a vontade de comer doce de leite! Sem lactose, sem glúten e sem sofrimento!

2 comentários:

  1. Parece delicioso. Só um detalhe: kanten não é marca, é como os japoneses chamam o que conhecemos como ágar-ágar.

    ResponderExcluir