Esta é uma receita extraída do livro A cozinha vegetariana para todos, de Rose Elliot. Não é das receitas mais fáceis, mas o sabor é bem delicado, e vale a pena tentar.
A massa, é uma massa de croissant. Ingredientes:
450 gr de farinha de trigo
75 gr fermento biológico seco instantâneo (eu achei demais e coloquei só 60gr)
1 colher (chá) de açúcar
200 gr manteiga (eu utilizei gordura de coco na mesma proporção)
275 ml de água morna
Em uma tigela, misturar a farinha, o fermento, o açúcar e 25 gr da gordura de coco. Incorporar a gordura e misturar a água. Sovar por uns 5 min e abrir a massa em um grande retângulo com cerca de 1 cm de espessura. Espalhe 1/3 da gordura de coco restante sobre 2/3 da extensão da massa, deixando uma borda de 1 cm. Primeiro dobre o terço de massa sem gordura sobre o centro, e depois o outro terço por cima desse. Vire a massa 90 graus de forma que a dobra esteja do seu lado direito; pressione bem as bordas com o rolo de massa para selar. Repita mais duas vezes o processo de abrir, espalhar a gordura e dobrar a massa. Coloque a massa dentro de um saco plástico e leve a geladeira por uma hora. Para fazer a trança, usa-se apenas a metade da massa. A outra metade, você pode rechear como quiser, fazer croissants ou pastéis folhados.
Para o recheio:
450gr de amêndoas moídas (eu usei um pouco menos e processei)
450 gr de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de suco de limão
Algumas gotas de essência de amêndoas
2 ovos batidos
Misturar tudo até ficar uma pasta firme. Sovar um pouco para que fique tudo bem misturado.
Depois da massa ter descansado por 1 hora, abra-a em um retângulo, espalhe o recheio bem no centro deixando uma boa sobra de massa de cada lado, para que você possa cortar em fatias e ir transpassando as mesmas por cima do recheio, de modo que fique uma trança.. Leve para assar em forno médio até dourar.
Depois de assada, eu coloquei um pouco de sirup que eu tinha em casa (você pode usar mel, agave, geléia de damasco - que é a indicação da autora do livro) e amêndoas em lascas. Por cima, polvilhei açúcar de confeiteiro para ficar mais bonito e docinho.
Dá um pouquinho de trabalho, mas fica bem bonito e gostoso. Experimente fazer!
Nenhum comentário:
Postar um comentário