Há alguns anos atrás, eu participava de um grupo de oração de nossa igreja, que às vezes era na casa da Dona Ancila. Sinto muitas saudades daqueles tempos..... Muitas das vezes em que nos reunimos na casa de Dona Ancila, ela fazia um bolo magnífico e um chazinho especial. Resolvi fazer o bolo estes dias, que é um bolo de chocolate normal, uma camadinha de doce de leite (cuidado com a lactose - quem é intolerante, pode usar o industrial em latinha, de soja ou mesmo fazer o seu caseiro com leite de soja e açúcar ou usar algum doce de fruta ou ainda mel ou agave), uma camada de amendoim torrado e triturado (Dona Ancila ainda fazia mais uma camada de merengue de claras de ovos e açúcar por cima - mas achei que ia ficar muito calórico e não coloquei). Dona Ancila faleceu há alguns anos, em um domingo de páscoa - exatamente como sempre pedia a Deus, que não ficasse sofrendo, que fosse meio que de repente - e Deus a atendeu. Uma pessoa temente a Deus, da qual temos todos muitas saudades.
Abaixo vai a receita do bolo que eu utilizei:
1 xícara de água
3 colheres de aveia em lascas (ou em flocos)
4 colheres de gordura de coco
2 xícaras de açúcar
1/2 xícara de cacau em pó ou um pouco mais se for chocolate em pó
2 xícaras de farinha de trigo (eu usei só integral)
1 colher (sopa) de fermento em pó
Bater tudo no liquidificar e assar em forno pré-aquecido em forno médio por 40 minutos.
E o tão famoso chá que ela fazia para acompanhar....hummmm..... quando ela ainda era viva, um dia perguntei o que ela colocava. Ela falou meio por alto, e isto foi pouco antes dela falecer. Disse que usou o que tinha no jardim: poejo, capim-cidreira, anis-estrelado.... eu tentei fazer várias vezes, mas parecia que faltava uma coisa, que na semana passada eu descobri o que era: folhas de laranjeira.
Para fazer mais ou menos 500 ml usei:
1 anis estrelado
um punhadinho de poejo (usei seco porque estava sem fresco, mas o melhor é fresco)
um punhadinho de capim-cidreira (também usei seco porque tinha muito pouquinho fresco - as últimas geadas foram cruéis para nossas plantinhas)
2 ou 3 folhas de laranjeira
E colocar para ferver. Pode adoçar com mel ou açúcar ou mesmo tomar sem nada... é uma delícia, experimente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário