Produtos

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Receita básica para pães

Tenho essa receita desde minha adolescência, mas como sempre, dei uma modificada e "veganizei" a receita e deixei mais saudável também. O pão fica macio por dias (depois de pronto e frio sempre é bom deixar dentro de um saco plástico ou um pote para não ressecar também). Aqui faço em média essa receita 2 vezes por semana. Rende 2 pães como os da foto, mais uns 6 de bolinhas do tamanho de uma mão fechada mais ou menos - ou faço outras coisas com a mesma massa, pizzetas (mini pizzas), redondinhos recheados com mandiokejo ou outra coisa... e quando já estão ficando mais velhinhos (caso isso aconteça, o que é raro com meu bando de comilões aqui em casa) eu corto em fatias e pico, rego com azeite de oliva e orégano e vai pro forno até assar e ficar crocante. Aí dura mais uns dias ainda... e é um ótimo acompanhamento pra uma sopinha nos dias frios que estão chegando....
Ingredientes:
2 colheres bem cheias de farinha de linhaça (ou linhaça triturada no liquidificador) misturadas com 10 colheres de água fervendo - deixar de molho por uns 5 minutos.
Misturar :
2 colheres (sopa) de fermento para pão
1/4 xícara água morna
1/3 xícara de açúcar
Misturar bem aí acrescentar:
2 xícaras de água morna
6 colheres (sopa) bem cheias de farinha de aveia
1/2 xícara de gordura de coco (eu coloco um pouquinho menos de 1/2 xícara pois acho que a textura fica melhor e mais macia)
1 colher (sopa) de sal
Aproximadamente 6 xícaras de farinha de trigo (se quiser pode ser metade farinha integra e a outra metade farinha branca).
Aí é só misturar tudo, sovar bem a massa por uns 10 minutos (aí entra a força mesmo - ouvi falar que quando mais a gente sova, mais macio fica o pão) - não adianta por tudo isso em máquina de fazer pão porque é massa demais e não vai conseguir amassar, nem ter espaço pra crescer e não vai dar certo. Tem que ser na mão mesmo.
Aí deixo crescer até dobrar de tamanho (1 hora mais ou menos, dependendo se está mais quente ou mais frio o dia), amasso de novo e coloco nas formas (quando coloco recheio já é nessa hora que coloco os recheios). Aí deixo crescer mais um pouco (tem torno de mais uma hora e começo a assar). Só quando faço pizzetas (mini pizzas) estas são as primeiras que vou assando, para não ficar com a massa muito grossa e como o pão sempre é maior precisa mais tempo para crescer aquele monte de massa.
Essa foto aí de baixo são duas pizzetas, cortei com um copo, pincelei com azeite de oliva, coloquei uma fatia de tomate e orégano por cima. Mas já fiz com proteína de soja e tomate; com mandiokejo e tomate com orégano.... aí a criatividade voa...

Essa outra foto usei a mesma massa e apenas recheei com mandiokejo puro, para lembrar um pão de batata com requeijão. Delícia também!
Mas dá pra usar o recheio que quiser... deve ficar bom colocar vários legumes e temperos juntos.... huuummmm......

Nenhum comentário:

Postar um comentário