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sábado, 1 de setembro de 2012

Café ou Cevada?


Até alguns anos atrás, eu era viciada em café. Como dizia uma amiga, eu tomava "baldes" de café. De um tempo para cá, comecei a descobrir que o café não traz tantos benefícios como a imprensa insiste em divulgar (aliás, fique atento: quando a imprensa faz propaganda demais de alguma, normalmente esta coisa não é benéfica - mas isso é assunto para outro post). Fazendo algumas pesquisas descobri a cevada. Conversando com algumas pessoas mais velhas, estas me falavam que seus pais, seus avós, em sua infância, eram acostumados a tomar café misturado com cevada. Desde então, comecei a adotar esta prática aqui em casa. No lugar do café passado puro, utilizo metade da porção de café em pó e a outra metade de cevada. Às vezes também tomo a cevada solúvel, que é bem gostosa também. Não quero ser radical, também tomo às vezes um cafezinho puro, mas isso é bem raridade em minha vida.
Para quem não conhece, ou nunca provou cevada, sugiro experimentar. É mais barata que café e mais saudável. Abaixo vão alguns trechos sobre os benefícios da cevada:

"Quem usa a Cevada ao invés do Café tem muitas vantagens. Uma delas é sua ação antioxidante, que inibe o aparecimento de vários tipos de Câncer e doenças Cardiovasculares. Outra grande vantagem é que a Cevada não possui Cafeína, um ingrediente ativo do Café. Não podemos ignorar que a Cafeína também possui propriedades benéficas para o organismo. Mas o grande problema é que a Cafeína vicia, sendo que o seu consumo em doses elevadas poderá provocar tremores involuntários, bem como aumento da pressão arterial e da freqüência cardíaca. Há ainda outros ingredientes no Café que podem elevar o nível de colesterol, além de estimular a acidez no estômago. A Cafeína pertence ao grupo de compostos das metilxantinas, no qual, o chocolate, chá preto e chimarrão estão inclusos, porém com dosagens menores. (...) Se você não consegue sair de casa sem tomar um Cafezinho, fique alerta. Você pode estar viciado (a), e o consumo excessivo de Cafeína faz mal. Se você quer parar de tomar Café, vá devagar, substitua aos poucos."  http://www.ja-online.net/noticias1.asp?Contador=59

"Conheça os benefícios desse cereal que é um poderoso aliado no combate ao câncer de cólon, além de importante fonte de energia. Que o digam os gladiadores romanos, cuja dieta era toda à base de cevada.
CURIOSIDADES
A cerveja não é a única bebida feita a partir de grãos de cevada. Em alguns lugares do mundo, como no Norte de Portugal e em toda a Itália, o café de cevada é um substituto muito popular do tradicional “espresso”. No Brasil, encontra-se pó de café de cevada em lojas de produtos naturais. O café de cevada é considerado mais saudável do que o tradicional por não conter cafeína e ainda oferecer todas as propriedades nutricionais e medicinais que o cereal contém.
Os gladiadores romanos eram prova incontestável de que a cevada é um alimento poderoso e muito saudável. Eles tinham a dieta toda baseada em cevada – em forma de grãos, pão e cerveja – e por isso eram conhecidos como os hordearii ou “homens cevada”.
PROPRIEDADES MEDICINAIS
Artigos publicados por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina reforçam a tese de que os cereais e fibras integrais ajudam a combater o câncer de cólon. A nutricionista Heloísa Guarita, colaboradora do site RG Nutri, confirma a informação:
“A ingestão de cereais como cevada é importante para o bom funcionamento do intestino, aumenta o bolo fecal e facilita o trânsito intestinal. Isso tudo ajuda a prevenir o câncer de cólon.” Camila Latorre, nutricionista e consultora do Restaurante Natural e do Prema Yoga, explica mais detalhadamente o processo: “Nos intestinos residem bactérias que se alimentam de celulose (fibras não digeríveis pelas enzimas humanas) e como reação produzem substâncias protetoras contra o câncer da parede intestinal.” A presença dos minerais magnésio e selênio torna a cevada um alimento indispensável para quem quer manter o sistema imunológico saudável. Heloísa explica: “O magnésio é um mineral utilizado na formação dos ossos e na liberação de energia dos músculos, e o selênio é um antioxidante que ajuda a proteger as células e o organismo todo.” Camila ainda acredita que a ingestão de cevada pode ser aliada no combate a outras doenças:” A cevada é útil não só no combate ao câncer, bem como é indicada para o tratamento de doenças pulmonares, desmineralizações, diarréias, infecções dos intestinos e em estados febris. É também ótima fonte de energia para pessoas em convalescença e idosos.”  "http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cevada/cevada-3.php

A cevada pode ajudar na prevenção de cálculos 
biliares
A ingestão de alimentos ricos em fibras insolúveis, como a cevada, pode ajudar as mulheres a evitar os cálculos biliares.
Em estudos sobre a ingestão global de fibras e sobre os tipos de fibras consumidos durante um período de 16 anos por mais de 69 mil mulheres, os pesquisadores descobriram que aquelas que consumiram mais fibras (solúveis e insolúveis) tinham 13% menor risco de desenvolver cálculos biliares, em comparação com as mulheres que consumiram alimentos com um teor de fibras mínimo.
As mulheres que ingeriram mais alimentos ricos em fibras insolúveis ganharam ainda mais protecção contra os cálculos biliares: um risco 17% menor em comparação com aquelas que consumiram quantidades mínimas. Adicionalmente, a protecção era proporcional à quantidade; um aumento de 5 gramas no consumo de fibras insolúveis provocou um decréscimo de 10% na ocorrência de cálculos biliares.
De que forma os alimentos ricos em fibras insolúveis ajudam a evitar os cálculos biliares? Os investigadores pensam que a fibra insolúvel não só acelera a duração do trânsito intestinal (a velocidade a que os alimento se deslocam através do intestino), como também reduz a secreção de ácidos biliares (quantidades excessivas podem contribuir para a formação de cálculos biliares), aumenta a sensibilidade à insulina e reduz os níveis de triglicérides (gorduras no sangue). Abundantes em todos os cereais integrais, as fibras insolúveis também existem nos frutos secos, na pele comestível de frutos e nos legumes, incluindo o tomate, o pepino, em muitas abóboras, nas maçãs, nas bagas e nas pêras. Além disso, os feijões também fornecem fibras insolúveis e solúveis." http://www.i-legumes.com/cevada-beneficios.html

Um comentário:

  1. Nunca tomei muito café e há anos que parei de vez pois não estava me fazendo bem.
    A Cevada é perfeita, é muito saudável, muito saborosa e praticamente não tem contra indicação.

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