Produtos

domingo, 19 de abril de 2015

Sabão feito em casa com de óleo de cozinha usado vegano

O interessante deste sabão feito em casa, é que além de ser ecologicamente mais viável (ou seja, evita o desperdício direto do óleo de cozinha usado), e mais barato é que além de tudo ele é VEGANO, ou seja, não usa sebo bovino, como a maioria das receitas usa.
Antes de começar qualquer coisa, é bom deixar tudo organizado, embalagens, recipientes, ingredientes, para não ter que sair correndo no meio da preparação, pois é um bom tempo  mexendo sem parar. E leia o post todo antes de começar a fazer, para entender bem as etapas, pois é um pouco complexo. Deixe tudo organizado e pronto para ser usado.
Primeiro, resolvemos fazer sabão em barra para lavar a louça e depois fizemos a mesma receita mas com mais água para fazer sabão líquido para lavar roupa (direto na máquina).
Separamos então, primeiro, algumas embalagens retangulares para colocar o sabão dentro e forramos com plástico para ficar mais fácil de retirar da embalagem depois e poder cortar.
Depois montamos um balde grande dentro de uma bacia maior (pois a mistura vai ser feita no balde, mas a bacia embaixo é para o caso aconteça de subir demais a mistura quando colocamos a soda - que faz ferver a mistura) não ir tudo para o chão.
Em um balde separado (menor), colocamos 1 litro de água quente e 1 copo de sabão em pó e dissolvemos bem (existe sabão em pó vegano sim, é só procurar no google que você encontra as marcas que existem). Misturamos um restinho de sabão que tinha sobrado da outra vez, por isso ficaram os gruminhos que vocês veem nas fotos abaixo:
Depois do sabão dissolvido, colocamos esta mistura no balde maior e acrescentamos 1 kg de soda cáustica:
Vai subir uma fervura neste momento, cuidado para não respirar o vapor que sai que é tóxico!!!!
Depois que abaixar a fervura vai mexendo e acrescenta 4 litros de óleo morno (já deixar aquecido no fogão antes - morno o suficiente que você possa colocar o dedo dentro ainda e não se queime):
Mexe por uns 20 minutos que vai começar a engrossar a mistura.
Vai engrossando primeiro como um pudim de pacotinho, depois fica bem mais grosso, aí acrescenta 4 litros de álcool (usamos álcool de posto de gasolina mesmo). Não tem um momento exato de acrescentar o álcool. Na primeira receita que fizemos, colocamos um pouco de álcool, misturamos um pouco e depois colocamos o resto. Na segunda vez, já misturamos o álcool todo antes dos 20 minutos mesmo e também deu certo. Vai soltar fumaça tóxica de novo, então, vai mexendo com o nariz e rosto longe do balde....e se tiver uma máscara pode usar também....
A mistura vi ficando grossa conforme vai mexendo e ficando pesada...
Depois fica líquido de novo depois de misturar o álcool e continua mexendo até engrossar de novo, mais uns 10 a 15 minutos mexendo se parar (se parar de mexer vai formando uma nata por cima).

Então quando ficar grosso de novo, é hora de colocar nas formas:
Depois de despejar nas formas, deixar uns 2 dias em lugar arejado e com sombra para então poder desenformar e cortar em pedaços.
Se quiser fazer sabão líquido para ir direto na máquina de lavar roupas, dá para fazer a mesma receita, e logo depois do álcool, coloca uns 4 litros de água fervendo, misturar bem e acrescentar mais 20 litros de água fria e mistura tudo como da forma para fazer sabão em barra - não esqueça que para isso precisa fazer a mistura em um balde ou bacia bem grande, que caiba em torno de 40 litros  (usamos uma que tenho de 39 litros e ficou quase transbordando). Nós colocamos ainda uns 100ml de essência floral que eu tinha em casa, só para ficar um cheirinho melhor nas roupas, mas isso é opcional. Esse pode deixar de um dia para o outro e engarrafar e já está pronto para uso. Lembrando sempre que deixe na sombra, nunca no sol para não modificar a consistência, pois com o calor a soda volta a agir....
Com isso não só ajudamos o meio ambiente, como também economizamos uma boa grana, principalmente com o sabão líquido. E outro detalhe é que este sabão limpa muito melhor que qualquer detergente para louça (as panelas ficam um brilho só) ou sabão em pó (saem manchas muito melhor que qualquer OMO da vida)....
Sei que dá trabalho, mas rende para muito tempo e se aproveita o óleo usado que iria fora poluir o mundo...
Tente também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário