Produtos

domingo, 18 de maio de 2014

Pão de Inhame Funcional (tipo pão de queijo) Vegan

Esse é sem dúvida o melhor pão de queijo vegan que eu já fiz. Já tinha testado várias receitas, mas todas ficavam duras depois que esfriava. Esta, mesmo no dia seguinte, continua com a mesma textura, não precisando colocar no microondas nem nada para amolecer. Achei a receita em algum site na internet, mas não sei qual, então, já peço desculpas por não colocar os créditos, mas a receita não é minha. Mas como ela é tão boa, achei imprescindível de compartilhar com vocês. E além de tudo, é sem glúten.

Ingredientes:
500 gr de inhame cozido e amassado
500 gr de polvilho azedo
2 colh (chá) de sal
3 colheres (sopa) de chia
150 ml de azeite
Água em temperatura ambiente quanto baste.

Depois do inhame cozido, triturar ou passar no liquidificador com um pouco de água até virar um purê. Como eu cozinhei o inhame em um dia e fiz os pãezinhos no outro, eles ressecaram muito e tive que colocar água junto para que virasse um purê. Por causa disso, usei mais do que os 500gr de polvilho, e acabou rendendo um mooooonte de pãezinhos. Mas como não ia assar tudo no dia, congelei boa parte da receita, para ir fazendo aos poucos, conforme queria. Então, se achar que rendeu demais e não queira assar tudo, congele que dá super certo.
Como eu não pesei o quanto de inhame eu tinha, junto com a água que eu misture, deve ter dado mais de 1 quilo. Mas coloquei apenas 150 ml de azeite, as 3 colh (sopa) de chia e as 2 colh (chá) de sal (bem cheias daí), mas o polvilho foi bem mais, provavelmente 1 kg ou um pouco mais.... portanto foi bem menos óleo do que deveria (o que fica menos calórico também), mas deu super certo também.
Depois de fazer o purê, é só ir misturando todos os ingredientes até dar ponto para enrolar. Aí é só assar ou congelar.
Esse sim deu super certo. A melhor receita de todas! E super funcional!

Um comentário: