Massa:
200 gramas de biscoito doce tipo Maria ou Maizena
2 colheres (sopa) margarina vegetal derretida
óleo vegetal para untar a forma
OBS: fiz com 2 colheres de margarina como dizia a receita, mas acho que precisava um pouco mais, pois ficou muito esfarelenta para o meu gosto - fica gostoso mesmo assim, mas podia ser um pouco mais unida.
No liquidificador colocar os biscoitos e triturar até virarem pó. Misturar com a margarina para virar uma farofinha. Forre o fundo de uma assadeira redonda de fundo removível, não precisa assar.
Recheio:
2 xícaras de abacaxi descascado e picado
1 xícara de água
2 colheres de sopa de gelatina agar-agar em pó
1 colher de sobremesa de essência de baunilha (de preferência orgânica)
açúcar ou adoçante a gosto (coloquei um pouco de açúcar demerara)
1 e 1/2 xícaras de tofu macio ou firme drenado (até hoje só achei para comprar tofu sem tempero na Demetra Orgânicos que tem às vezes e em Canela, na fruteira Dapper, também só às vezes).
Bata o abacaxi no liquidificador até virar suco (sem água mesmo, só o abacaxi, acredite, ele vira um suco grosso sem água).
Coloque a água em uma panela e dissolva a gelatina agar-agar. Leve ao fogo alto, e assim que ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 3 minutos. Mexa para não grudar.
No copo do liquidificador, adicione ao suco de abacaxi a mistura da gelatina, o tofu, a baunilha e o açúcar. Bata até obter um creme liso e homogêneo. Prove e ajuste a quantidade açúcar.
Espalhe essa mistura por cima da massa na assadeira. Decore com folhas de hortelã e raspas de limão. Pode também colocar pedaços de abacaxi picado antes de despejar o recheio.
Leve à geladeira por 4 horas para endurecer e ficar geladinha.
OBS: pode-se substituir o abacaxi por outras frutas, como carambola, morango, maracujá, manga, pêssego ou kiwi.
Retirado do Livro Tofu Mágico, de Ana Maria Curcelli, que você pode comprar no site http://www.culinariavegetariana.com/gatopreto.htm
Uma delícia. Experimente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário