Produtos

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Gengibre

Você costuma consumir gengibre? No nosso cardápio o gengibre é figurinha fácil. Depois que descobrimos o suco de limão com gengibre, faço bem seguido. Adoço com açúcar mascavo e as crianças amam (os meus filhos, pelo menos). Comece a utilizar também, pois possui inúmeros benefícios, olha só:


Origem
 
O gengibre é o rizoma, espécie de caule subterrâneo, da planta Zingiber officinale. De origem asiática, tem sido usado desde a Antiguidade como remédio e condimento nas tradições asiática, indiana e arábica.
 
No século 14 seu uso já era popular na Europa e na América foi difundido após a colonização europeia.
 
Propriedades nutricionais
 
De acordo com a nutricionista Silvana Portugal, o gengibre é pouco calórico e possui uma grande variedade de minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, cobre, manganês e selênio; além de vitaminas, como a C e as do complexo B.
 
O rizoma também apresenta princípios picantes, como o shogaol e o gingerol. Este último é responsável pela maior parte dos efeitos terapêuticos do gengibre.
 
Quem está de mal com a balança pode apostar sem medo no alimento. “A ação do gingerol provoca um gasto maior de energia no processo digestivo, aumentando a temperatura do corpo e, com isso, ajuda na queima de gorduras totais. Além disso, a aceleração do metabolismo auxilia na perda de peso”, afirma Silvana. Pode ser consumido em chás, sucos e refogados.
 
Propriedades medicinais
 
As propriedades terapêuticas do gengibre fazem jus ao uso tão antigo. Segundo a nutricionista Silvana, o alimento tem ação antioxidante, antifúngica, analgésica, além de auxiliar nas inflamações, na proteção contra cânceres, na redução da febre, na circulação e nos sistemas nervoso, imunológico e cardíaco. É também importante para o processo digestivo, auxiliando no alívio de náuseas e vômitos, e na eliminação de gases.
 
Apesar de todos os benefícios do consumo de gengibre, é fundamental não se empolgar nas dosagens. “O consumo excessivo pode causar quadros de úlceras, azias e gastrite, e aumento de cálculos renais”, explica Silvana.
 
Nos homens, pode causar ainda prejuízos nos receptores do hormônio sexual masculino (testosterona) e nas mulheres em período menstrual, aumentar o fluxo sanguíneo. Um alerta especial às grávidas, já que o consumo em excesso pode provocar abortos no início da gestação.
 
Silvana sugere a dosagem de quatro colheres de chá da raiz para usufruir dos efeitos terapêuticos. “Existem atualmente cápsulas e óleos essenciais de gengibre, que podem ser indicados pelo nutricionista. Procure um especialista para saber sobre a melhor forma de uso”, recomenda.
 

Referências

Fonte: Revista dos Vegetarianos (edição de agosto de 2012) | http://www.revistavegetarianos.com.br
Retirado do site www.menuvegano.com.br/article/show/275/gengibre?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+menuvegano+(Menu+Vegano+-+Culinária+e+nutrição+vegetariana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário