Produtos

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Alfarrobeira em Porto Alegre


Caminhando em Porto Alegre estes dias, nos deparamos com estas "vagens" caídas no chão, e ficamos nos perguntando o que seria isso? São grande e bem duras. Meu marido quebrou a vagem, eu senti o cheiro e disse: é alfarroba! Achei que isso praticamente não existia no Brasil. Se eu estiver errada, e aquela árvore não for alfarroba alguém me corrija. Foi quase em uma esquina no parque da Redenção. Perto desta árvore tinha uma outra que os frutos lembravam umas orelhas pretas, mas não conseguimos pegar para tirar foto.
Não conhece alfarroba? É um substituto perfeito para o chocolate.  Mas muito mais saudável. Não tem cafeína, é docinho por natureza.... já comi vários "chocolates" de alfarroba. Existe uma empresa que distribui aqui no Brasil (não sei se eles mesmo fabricam), é a Carob House. Seus produtos são uma delícia!
Abrindo as vagens, são assim:
Procurei na internet, e a árvore que vi, era bem como esta:
E os produtos, para quem não conhece são estes:
Mas existem muito mais produtos com alfarroba. Se nunca tentou, experimente. Em Gramado, sei que tem para vender nas lojas Magia Natural e Demetra Orgânicos.
Para quem não conhece, passa por chocolate numa boa!

Um comentário:

  1. Nosso amigo Manuel Tenda, nos enviou o seguinte email, que estou publicando na íntegra: "Gostaria de informar que a planta apresentada, no blog, não é uma alfarrobeira tratando-se isso sim de uma variedade de acácia. Aqui no sul de Portugal ambas são bastante comuns, sendo que a acácia foi introduzida como ornamental e agora é uma praga ao longo de estradas e caminhos. Quanto à alfarrobeira é muito abundante, principalmente no Algarve, quer em explorações agrícolas quer em jardins. Para mostrar a verdadeira alfarrobeira e os seus frutos (os da acácia são parecidos), basta seguir este link (http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfarrobeira)."
    Como lhe disse Manuel, achei uma pena, pois pelo cheiro eu tive a certeza que era alfarrobeira. E como eu havia comprado sementes pela internet e eram exatamente iguais às que haviam dentro das vagens que encontrei, para mim era alfarroba.... ficamos na dúvida e na espera de mais alguma contribuição...

    ResponderExcluir