Produtos

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Pão integral multigrãos caseiro


Como eu tenho máquina para fazer pão, fiz na máquina. Mas você pode fazer tudo manualmente. Seguidamente faço esse pão, quando não tenho pão de fermentação natural e estou com um pouco de pressa (quando não tenho as 24hs para fazer o de fermentação natural).
A base é sempre a mesma:
1 copo de água
3 colheres (sopa) aveia em flocos ou farinha de aveia
1/4 copo de óleo ou gordura de coco
1 colher (sopa) açúcar mascavo
1 colher (chá) sal marinho
1 colher (sopa) fermento para pão granulado
Aí o resto você pode fazer diferente a cada vez, para variar o sabor:
- linhaça marrom ou dourada
- chia
- quinua
- amaranto
- semente de girassol
- semente de gergelim
- spirulina (o pão vai ficar esverdeado)
- sementes de erva-doce
- feno grego
Só aconselho não colocar muita semente para o pão não ficar muito duro e acabar não crescendo. No total você pode colocar no máximo 1 copo de sementes.
Aí vai acrescentando farinha até dar ponto (desgrudar das mãos). Na maior parte das vezes eu utilizo apenas farinha de trigo integral. Mas você pode usar um pouco de farinha integral e um pouco de farinha de trigo branca, pode usar farinha de centeio (se usar só o centeio o pão fica bem duro, mas também é gostoso), ou até mesmo farinha de milho....
Faça cada vez diferente, assim você experimenta cada vez um sabor novo!
Fiz um sanduíche aberto, veja a foto:


Nenhum comentário:

Postar um comentário