Produtos

domingo, 11 de novembro de 2012

Queijo de castanhas para passar no pão


Encontrei essa receita, no Guia do Herbívoro Feliz, que foi produzido pela dona do blog papacapim, Sandra. Você pode comprar o guia, pagando o valor que quiser, isso mesmo, o valor que achar justo. Dê uma olhadinha no blog dela e descubra várias dicas bem legais no guia.
Eu demorei um pouco para fazer essa receita, pois aqui no sul, é bem difícil de encontrar castanha de caju sem sal e sem ser torrada. Minhas amigas da Demetra Orgânicos conseguiram para mim, então eu fiz. Ficou bem gostoso, aprovadíssimo. Substitui tranquilamente qualquer margarina, ricota, cream cheese..... até minhas crianças amaram.
A receita é assim:
2 xícaras de castanha de caju (sem sal e sem serem torradas)
20 unidades de castanha do pará
Deixar de molho na água por pelo menos 6 horas.
Escorra e reserve um pouco da água. Bata no liquidificador ou processador estas castanhas com um pouco de água (só um pouco mesmo, cuidado para não colocar demais, é só para poder bater melhor) e 2 colheres (chá) de missô. Bata até as castanhas terem triturado bem e virar uma pasta.
Coloque em um recipiente de vidro, cubra com um pano e deixe fermentar por 24 horas. Vai expandir um pouco.
Depois das 24 horas, acrescente:
3 colheres (chá) de suco de limão
1 colher (chá) rasa de levedo de cerveja
Sal marinho a gosto.
Aí é só misturar bem.
Dura uma semana na geladeira.
Se conseguir as castanhas, é uma receita que não dá para deixar de fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário