Produtos

domingo, 18 de novembro de 2012

Queijo de macadâmia


Receita original extraída de: http://www.vegvida.com.br/site/receitas/queijo-de-macadamia-230/
É uma receita autoral idealizada por Renata Octaviani, portanto, se for divulgar, não esqueça de colocar a fonte.

Na receita original, é usado o ágar-ágar em pó REFINADO, mas eu não consegui encontrar, então usei o normal. A textura ficou diferente da textura original, mas mesmo assim ficou muito bom. A minha ficou mais para passar no pão e não para cortar, mas o sabor é ótimo. É bem fácil de fazer, experimente também.

"Esse falso queijo - que derrete com o calor - pode ser cortado em fatias, ralado em tiras e utilizado em sanduíches, pizzas, para gratinar, sobre massas, etc. Lembra queijo fundido; quando derrete, não fica "puxa-puxa" mas sim pastoso.
Para quem não encontra facilmente as macadâmias (em Gramado encontrei na loja Magia Natural), recomendo usar 1/2 xícara (chá) de amêndoas cruas sem pele, complementando com 2 ou 3 castanhas do pará).
O ágar-ágar é o substituto vegetariano para gelatina animal, obtido a partir de uma alga e composto por 70% de fibras solúveis. USE APENAS O ÁGAR-ÁGAR REFINADO cujo pó é completamente branco. Se for meio marrom, nem compre. O preço também é um bom indicativo, não existe ágar-ágar refinado a menos de R$ 110,00 o quilo.
Ingredientes:
1 e 1/2 xícara de água
4 colheres (chá) ágar-ágar em pó refinado (OU 3 colheres (chá) ágar-ágar + 1 colher (sopa) polvilho azedo - foi esta que utilizei no meu queijo)
1/2 xícara de macadâmia crua (ou 1/2 xícara de amêndoas sem pele + 2 ou 3 castanhas do pará)
1 colher (sopa) azeite de oliva
1 colher (chá) levedo de cerveja em pó (usei este) OU 1/2 colher (chá) vinagre de maçã
1 colher (chá) sal
1 pitada cúrcuma (açafrão da terra) OPCIONAL (apenas adiciona cor; sem cúrcuma você obtém um queijo completamente branco)
MODO DE FAZER:
Em um panela, misture a água com o ágar-ágar (ou a mistura de ágar-ágar com polvilho), mexendo sempre. Assim que começar a ferver, aguarde mais 3 minutos (a mistura deve apresentar uma aparência translúcida e viscosa). Coloque todos os demais ingredientes no liquidificador e despeje a mistura de ágar-ágar ainda quente e bata até obter um creme completamente homogêneo. Despeje em um pote com capacidade para 350ml do formato que desejar, e deixe esfriar em geladeira."
Vale a pena fazer, é muito gostoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário