Produtos

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Cuca (Streuselkuchen)


Quem me passou esta receita foi minha prima Joice, de Santa Rosa (RS). Mas, eu nunca consigo seguir uma receita que nunca experimentei ainda sem fazer alguma adaptação (até já avisei minha prima que faria isso). Minha versão é totalmente integral, para ficar mais saudável. A receita para a massa é a seguinte:
Ingredientes da Massa:
2 colheres de sopa de margarina (bem caprichadas) - eu usei gordura de coco;
1 xic. de açúcar refinado - eu usei açúcar demerara;
1 colher de sopa de açúcar de baunilha;
1 pitada de sal;
1 pitada de pimenta - não usei pimenta;
2 pitadas de noz-moscada;
3 ovos;
3 xic. de farinha - usei somente farinha de trigo integral;
1 colher de fermento em pó;
Leite até dar o ponto - usei leite de aveia (um copo de água e 3 colheres de sopa de aveia em flocos batida no liquidificador, eu usei sem coar mesmo);
Raspas de limão a gosto;


Aí é só misturar tudo como uma massa de bolo, colocar em uma forma untada. Fica uma massa mais pesada que bolo, é preciso ajudar com uma colher para espalhar bem pela forma.
Por cima eu coloquei ameixas amarelas picadas (temos um pé aqui em casa), mas você pode colocar o que quiser, goiabada, maçã, banana, ou até mesmo raspas de chocolate.... como aqui estamos com uma boa colheita destas ameixas, resolvi aproveitá-las.

Por cima você coloca a farofa, ou seja o streusel:
Ingredientes do Streusel:
1 1/2 xic. de farinha - usei a integral;
1 1/2 xic. de açúcar refinado - usei o demerara;
+/- 150g de manteiga derretida (morna) - usei gordura de coco derretida;

Aí mistura tudo com as mãos mesmo, para fazer uma farofa. E espalha por cima das frutas ou o recheio que você escolheu. 

Depois é só colocar no forno e assar (mais ou menos uma hora). Fica muuuuiiiiito bom!!! Experimente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário