Produtos

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Empadinha com sardela vegetariana


Esta receita é bem simples, mas um pouco demorada, se você quiser usar o mesmo recheio que eu, pois a sardela precisa ser feita de um dia para o outro.
Recheio de Sardela: (retirado do livro Sabores Vegetarianos, de Ellen Vitorino)
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola grande
50 gr de extrato de tomate
2 pimentões vermelhos
sal a gosto
1 colher (chá) de pimenta calabresa (opcional, eu não usei)
1/2 xícara de proteína de soja texturizada (PVT) miúda seca
1 colher (chá) de alga Fucus *
2 dentes de alho picados (como o alho não me faz bem, não usei)

Fritar a cebola no azeite, acrescentar o extrato de tomate e fritar por 2 minutos sempre mexendo. Adicione os pimentões picados e frite por mais 2 minutos. Adicione 1 xícara de água e deixe cozinhar por alguns minutos. Incorpore a PVT e misture (eu coloquei a alga fucus neste momento, embora a receita original diz para acrescentar após o cozimento total). Deixe cozinhar por mais alguns minutos, retire do fogo e deixe esfriar. Pulse em um processador de alimentos para triturar, mas não completamente.Volte a mistura para a panela e cozinhe até obter uma mistura granulada e o azeite se separar do molho. Adicione a alga e o alho. Guarde em recipiente fechado na geladeira até o dia seguinte, para então usar.

Massa da empada (tenho esta receita por nome de empada três pingos):
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) fermento em pó
1 colher (chá) de sal
1 xícara de água
3 colheres (sopa) de aveia em flocos
1 xícara de óleo
3 ovos (orgânicos, de galinhas criadas soltas e tratadas com milho - se não conseguir substitua por 3 colheres de sopa de farinha de linhaça que normalmente dá certo também)

Bater tudo no liquidificador. Untar formas de muffins, colocar um pouco de massa, um pouco de recheio e mais um pouco de massa por cima.
Você pode usar várias coisas como recheio para esta empadinha, mas sempre que eu faço, me lembra da infância quando minha mãe fazia com sardinha. Como não como mais peixe, esta foi uma boa opção. A alga fucus dá um gosto de camarão para o molho. Mas você pode usar o que quiser.

*Eu já tinha esta receita fazia muito tempo, porém não a fazia por não conseguir achar a tal de alga fucus. Mas um dia, encontrei em uma loja de produtos naturais de Porto Alegre, junto com os chás. No mercado público eu já havia procurado, mas ninguém nem sequer conhecia, nem nos produtos para comida japonesa. Talvez seja mais usada como chá do que como condimento. Se você gosta do sabor de peixe, mas não quer mais comer animais, essa é uma boa sugestão. Substitui muito bem o peixe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário