Produtos

domingo, 9 de setembro de 2012

A artificialidade das coisas




Tenho visto coisas ultimamente que têm me feito pensar. Barulho, natureza, comida, animais e o Criador de todas as coisas. Parece que vivemos em um mundo que a cada dia se torna mais artificial e as pessoas cada vez mais desconectadas daquele que as criou e das outras outras criaturas.
A comida que as pessoas comem (principalmente as que tem a vida muito agitada e moram em grandes cidades, que estão sempre estressadas) é artificial. Quem come comida natural ainda? Acho que só quem consegue preparar sua própria alimentação e quem mesmo produz os ingredientes ou tem acesso direito ou semi-direto aos produtores do que consome. O mundo se torna a cada dia mais industrializado (e o Estado faz de tudo para tentar impedir que as produções caseiras e artesanais continuem, colocando cada vez mais impostos e impedimentos legais, matando o pequeno produtor). E o industrializado (em 90% dos casos) é repleto de corantes, aromatizantes, conservantes, todos artificiais!
As pessoas estão tão artificializadas, que não querem mais contato com o natural. Vejo as pessoas apavoradas com a simples idéia de ter contato com alguns animais. Prinicpalmente com aqueles "demonizados" por algumas pessoas, como rãs, sapos, aranhas, ratos.... As pessoas têm um medo, um pavor que me deixam boquiaberta: o simples toque em um animal destes causa uma repulsa sem igual em alguns seres humanos. Mas em compensação, comem e tocam em coisas artificiais o tempo todo. Acho que as pessoas não sabem (ou não querem saber) que o mundo não foi sempre assim. Que as pessoas viviam em meio aos animais (pelo menos a grande maioria delas) até 100 anos atrás (pelo menos aqui no Brasil).
Outra coisa que tem me perturbado nestes últimos tempos, é a questão do barulho. O barulho artificial, criado pelo homem. Onde moramos, ainda conseguimos ouvir os sapos, grilos e sabiás. E quando vem alguma pessoa de fora e coloca o som do carro um pouco mais alto já causa perturbação em todo o ambiente. Vejo meus animais tentando se esconder, fugindo o mais longe possível deste tipo de barulho. As pessoas estão tão acostumadas ao barulho artificial, que alguns chegam a se incomodar com o barulho da natureza.
Em que o nosso mundo está se transformando?
Eu creio que Deus criou o mundo perfeito! Talvez você não creia em Deus, não creia em nada disso. Mas a artificialidade em que o mundo está se transformando não traz bem a ninguém. As pessoas vivem em um mundo completamente artificial: barulho artificial, comida artificial, relacionamentos artificiais..... para mim isso demonstra o quando as pessoas estão distantes da criação e do Criador.
Depois que a pessoa consegue se desconectar um pouco do mundo artificial, só aí então consegue se perguntar: como é que eu vivi nisso até agora? Pense nisso: em que mundo você está vivendo? E para quê (ou para quem) está vivendo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário