Produtos

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Desidratador natural


Antigamente as pessoas aproveitavam a época de colheita das frutas, verduras, chás, temperos... para secá-los para poder ter fora da época. Aprendi isso com minha avó. Colhíamos o que queríamos secar, colocávamos em uma forma e levávamos ao sol. À noite, recolhemos para dentro. No dia dia, se der sol, vai a forma ao sol de novo. Esta técnica é um pouco demorada. Mas você não precisa usar desidratador nem forno. Apenas o calor do sol.
Na forma da foto, estou secando camomilas. Esta é época de colheita. E o que seco nesta época, consigo ter chá para o ano todo. Mas minha avó fazia com várias frutas (pêssego, ameixas, nectarinas, nêsperas....), apenas com o calor do sol... e quando éramos crianças ela nos dava as frutas secas no lugar de balas. Chamávamos de béssa estas frutas secas - pois uma vez pedi bala e minha avó me deu as frutas secas me dizendo que estas eram melhores que bala (béssa em alemão - desculpem se escrevo errado, mas não sei como se escreve isso), então sempre que chegava lá eu pedia béssa.
Mesmo aqui em Gramado que normalmente chove muito, tenho conseguido secar chás com sucesso. Experimente você também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário