Produtos

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Rocambole de doce de leite de soja


Receita retirada do site Vista-se. Como vocês já sabem, não sou lá muito fã dos industrializados. Mas às vezes (principalmente em épocas de TPM) dá uma vontade de comer algo doce, bem doce... então, para quem não sabe, existe doce de leite sem lactose, feito a base de soja, da empresa SOYMILK. Logo no começo achei o sabor diferente (claro, não é de leite de vaca!), mas aos poucos o paladar vai desacostumando do leite de vaca e vai se adaptando aos novos sabores. Hoje já gosto.
Bom a receita do rocambole é a seguinte:
2 xícaras de farinha de trigo (usei só integral)
2 colheres (chá) fermento em pó
1 colher (café) de bicarbonato de sódio
1 xícara de açúcar (usei demerara)
1 xícara e 1/4 xíc de água
1/2 xícara óleo vegetal
1 colher (sopa) vinagre branco
Misturei tudo muito bem. Coloquei em uma forma forrada com papel manteiga e untada com um pouco de óleo - detalhe: para a massa ficar fininha e poder enrolar, use uma forma grande - e levei para assar por uns 25 minutos em forno médio.
Deixei esfriar, tirei da forma com o papel manteiga, espalhei quase uma lata do doce de leite de soja, e com a ajuda do próprio papel manteiga comecei a enrolar. Depois de enrolado, passei mais um pouco de doce de leite de soja por cima e salpiquei mais açúcar demerara por cima.

OBS: eu sei que é bastante açúcar, mas se você vai comparar com os rocamboles industrializados ou mesmo bolos comprados prontos, com certeza a quantidade de açúcar vai ser bem maior e é certo que vai ter vários produtos químicos dentro para conservar, aromatizar, dar cor.... então, ainda prefiro o meu feito em casa. E ainda por cima é vegano, pois não vai nada de origem animal. E ficou uma delícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário