Produtos

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Tudo o que você queria (ou não) saber sobre os Petit Suisse


Extraído do site: http://www.asdeliciasdodudu.com.br/2012/06/tudo-que-voce-queria-saber-ou-nao-sobre.html

 "Tudo que você queria saber (ou não) sobre os Petit suisse.





Quem não se lembra do comercial do famoso danoninho vale por um bifinho?
(Por favor, todas lembram né? senão vou me sentir muito velha...rsrrs) 


Para quem não se lembra ou que nunca viu, o video tá ai...




O vídeo é de 1989... 


Ao contrário do que anunciava a propaganda ele não vale por um bifinho nem por 1 iogurtinho, porque na verdade ele não pode ser considerado iogurte, o danoninho é um petit suisse, que seria um queijo "fresco" acrescido de um monte de porcarias. 

Qual a diferença de iogurte e petit suisse?

O processo de produção: que consiste na pasteurização, na fermentação e na concentração do leite de vaca, até que se torne um queijo fresco, não maturado.  Diferentemente do iogurte, na fabricação do petit suisse inclui-se a etapa de concentração da massa, com a retirada do soro do leite, o que resulta em uma consistência mais densa e um teor maior de proteína e cálcio. (só que não rsrs)




Dá uma olhadinha nos ingredientes que vêm no rótulo:


LEITE DESNATADO, XAROPE DE AÇÚCAR, PREPARADO DE MORANGO (ÁGUA, FRUTOSE, POLPA DE MORANGO, CÁLCIO, FÓSFORO, AÇÚCAR, AMIDO MODIFICADO, ZINCO, FERRO, VITAMINAS D E E, ESTABILIZANTES GOMA XANTANA, GOMA CARRAGENA E CARBOXIMETILCELULOSE, ACIDULANTES ÁCIDO TARTÁRICO E ÁCIDO CÍTRICO, AROMATIZANTE, CONSERVADOR SORBATO DE POTÁSSIO E CORANTE NATURAL CARMIM), CREME DE LEITE, CÁLCIO, CLORETO DE CÁLCIO, FERMENTO LÁCTEO, QUIMOSINA E ESTABILIZANTES GOMA GUAR, CARBOXIMETILCELULOSE, GOMA CARRAGENA E GOMA XANTANA. CONTÉM GLÚTEN. PODE CONTER TRAÇOS DE CASTANHA DE CAJU.

E mais, em uma pesquisa realizada pela associação brasileira dos direitos do consumidor, revelou que ele tem muito mais corantes e muito mais açúcar do que se imagina, e ao contrário do que anunciam não tem a quantidade de vitaminas e ferro falada. (segue abaixo a pesquisa)

Pesquisa Proteste sobre Petit suisse:

Açúcar demais, proteína de menos

Conforme apuramos em nosso teste, os petit suisse apresentam açúcar em excesso, o que é prejudicial à saúde das crianças, que acabam se acostumando ao paladar doce desde cedo. Se uma criança de 7 a 10 anos consumir um potinho, estará ingerindo 27% do limite diário máximo de açúcar de absorção rápida. Se tiver de 4 a 6 anos, 32%. Valor muito acima do ideal recomendado – no máximo, 10%.

Imaginem para os babys mamães, parem e pensem se vale a pena expor o filho de você a isso...

Fonte de cálcio e outros minerais

Embora sejam fontes comprovadas de minerais e proteínas, os testes provaram que os petit suisse não contêm a quantidade de minerais declarada no rótulo. Os maiores problemas foram detectados nos teores de ferro e cálcio: as quantidades informadas no rótulo eram inferiores às realmente existentes no produto.

E ainda te enganam, e você acredita?

Marcas testadas
 Batavinho        Chambinho        Danoninho        Itambezinho        Ninho Soleil     
 Parmalatinho        Vigorzinho      



Fonte: proteste


O pior  ainda é a frase: Eu dou porque o pediatra liberou...
E as mães com isso se livram da culpa para dar aos bebês...
Uma vez vi uma mãe reclamando, que o pediatra dela era péssimo, não liberava nada disso que ela ia trocar de pediatra, e então me pergunto se a culpa não é das mães que acabam perturbando a cabeça do pediatra para dar essas coisas e ele acaba "liberando" para não perder o paciente... Enfim, acabei conversando e explicando pra ela que um pediatra como dela é raridade hoje em dia... 

Uma outra coisa muito importante, a maioria das mamães vi falando que dão o danoninho ao filho, de sobremesa...
O danoninho é um produto lácteo, portanto dado após as refeição atrapalha a absorção do ferro, então além de não ser bom pra nada, ainda atrapalha o que faz bem. 

DANONINHO NÃO É SOBREMESA, É GULOSEIMA.

sobremesa é fruta.

A idade recomendada da indústria alimentícia de acordo com a necessidade diária de uma criança é de 4 anos... (Vem no rótulo do produto)



O objetivo desse meu post é mostrar que de saudável o danoninho não tem nada, que a mãe que quer dar ao filho, dê ciente de que ele não passa de uma guloseima porcaria, que não vai acrescentar em nada na vida do filho e muito pelo contrário pode até atrapalhar num futuro bem próximo...

A Nutricionista Infantil Karine N. Durães em seu blog Nutricionista Infantil disse:

Lembrando que as faixas etárias recomendadas são informadas pela INDÚSTRIA, a parte do processo que, além de outras coisas, visa lucrar com estas vendas....se a própria indústria indica, mais a orientação do pediatra e principalmente a indicação da nutricionista, você se sente segura de ofertar estes alimentos pro seu bebê, ou seu pequenino de 2 anos?
Às vezes o que eu ouço como justificativa: meu bebê come isso desde os 4 meses e é uma criança super saudável. O que eu digo é: as consequências, às vezes, não vem agora. E sempre aumenta a probabilidade do seu filho ter uma doença associada a alimentação,  comendo inadequadamente ele está mais perto de ficar doente do que a criança que come corretamente. Você quer isso pro seu pequeno? Eu não gostaria.
Se a criança não escovar os dentes, vai aparecer cárie amanhã? Ou o processo também demora um pouco? Pois é! Assim é com a alimentação (nem sempre,  a consequência também pode vir na hora como uma imunidade baixa, colesterol alto, um problema intestinal e outras cositas más!)"

Concordo com esse pensamento, e outra coisa, não é porque sua mãe te dava ou sua avó dava pra sua mãe ou você deu pro seu filho mais velho, enfim, e nunca aconteceu nada, que você também precisa fazer o mesmo...

Os estudos evoluíram, as pesquisas também... e estão ai pra quem quer seguir, e sinceramente, não entendo por que as mães fazem do danoninho algo indispensável, se na verdade ele não faria falta alguma..


A mas ele ama o danoninho...

A culpa é da mãe que oferece, se não oferecer, o bebê não vai conhecer e consequentemente não irá sentir falta e nem pedir... 
até porque depois de 4 anos com moderação ele poderá sim comer o danoninho e terá o resto da vida pra isso, não é muito tempo pra esperar é? Ainda mais quando o que está em jogo é a saúde do seu filho... 

Além de tudo isso, ainda tem o alto risco do bebê desencadear um quadro alérgico, com o danoninho.


Descobri uma coisa legal, olha só, como nós brasileiros nos contentamos com muito pouco. No japão a danone desenvolveu um "danoninho" próprio para bebês de acordo com a necessidade diária a partir de 6 meses... Olhem só:




Bom, não entendo japonês, mas pelo que li de uma brasileira que mora lá falando que é completamente diferente desse nosso... 


 Eu Li que:


"Esse danoninho foi fabricado sem açúcar e com orientação específica de pediatras, fizeram
 ate enquete e 90 % dos pais aprovaram por não ser doce, e esta escrito que pode dar sem
 medo para bebes a partir de 6 meses já que é feito de legumes e verduras, a outra coisa
 que fala e que só pode dar 1 potinho por dia ate o bebe fazer 1 aninho, depois pode dar conforme o 
 crescimento!"


Mas porque eles não fazem aqui assim também? 
sabe aquele ditado: Para que mexer em time que está ganhando?
Então, se eles começassem a perder o mercado iriam procurar melhorar rapidinho...


Enfim, vou continuar sem dar ao Dudu... e para quem quer opções saudáveis ao invés do danoninho seguem duas dicas:

Receita básica do danoninho caseiro:

1/2 pote de iogurte natural integral (sem açúcar) se puder ser feito em casa melhor ainda.
2 bananas

Bata tudo e voilá

um danoninho mais saudável 

se o seu filho já come morango

1/2 potinho de iogurte natural integral (sem açúcar)
alguns morangos

bata tudo e pronto

Dificil? não né gente... 

Podemos evitar problemas futuros de formas tão simples... que tal experimentar?

e lembrem se os melhores horários para oferecer são café da manhã ou lanche da tarde.

Fica ai minha dica."

Nenhum comentário:

Postar um comentário